quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[MINI-RESENHA] O Grande Ivan de Katherine Applegate



Editora: Novo Conceito
Páginas: 285
Publicação: 2014

Ivan é um gorila das costas prateadas que mora no Grande Shopping, um lugar onde tem que se apresentar todos os finais de semana. Ao seu lado mora Stella, uma grande elefoa que foi vendida ao dono do empreendimento por estar mancando de uma perna. Ivan foi capturado muito cedo por seres humanos. Eles mataram seus pais e sua irmã. Desde então, ele mora sozinho no seu domínio, como costuma chamar sua jaula, e nunca mais teve contato com a vida selvagem ou outros de sua espécie. Até o dia da chegada de Ruby, um filhote de elefante que mudará toda a sua perspectiva das coisas. 

Ivan é um personagem cativante, assim como Ruby, Stella e Bob, o cachorro que dorme todos os dias na barriga do nosso protagonista. É ele quem trará as notícias do mundo exterior. Completam a história Mack, dono do circo/shopping, George, zelador noturno do lugar, e sua filha Júlia, que adora artes plásticas. Todos eles darão vida e voz a história de animais usados como entretenimento a todo custo e ao seus sofrimentos e pensamentos.

O Grande Ivan é um daqueles livros infantis que devem ser lidos por todos. A mensagem por trás da história é muito forte e vívida, com boas críticas ao comportamento humano em relação a outras espécies e aos direitos dos animais. A história foi muito bem escrita, com o uso de elementos que se encaixam para o desenvolvimento de vários plots. A perspectiva sob a primeira visão de Ivan foi muito bem escolhida, com o uso que é pouco usual em livros com essa temática.

O livro foi inspirado em uma história real. O orangotango Ivan realmente existiu e ele viveu 27 anos de sua vida em uma minúscula jaula em um shopping center do Estados Unidos. Depois de muito tempo, indignados com a situação do animal, os moradores locais começaram uma série de protestos que fizeram com que Ivan fosse realocado para um zoológico local. Todos os demais personagens e boa parte das passagens foram criadas pela autora para contar a história real.

Vale destacar o trabalho da editora Novo Conceito com o livro que tem capa dura, ilustrações e espaçamento duplo, próprio para o público a que se destina. Recomendo a leitura a todos, independente da idade. 
                                                                     

Onde comprar?

3 comentários:

  1. Que engraçado. Ivan gorila e shopping? Achei bem legal os bichinhos, ou protagonistas e secundários, mesmo sendo animais. Livros infantis que também podem ser lidos por todos são na maioria das vezes uma graça. E gostei de ter sido real mesmo, a história de Ivan, não tanto quanto ao livro, mas sobre ele ser enjaulado. A capa, como é dura me deixou bem ansiosa, já que a ilustração é linda.
    Abraços Marcos? Luke?
    ThayQ. :)

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, história super fofa e emocionante, curto muito ler livros infantis assim.

    ResponderExcluir
  3. Oi :D
    Confesso que o livro não me chamou a atenção .. Acho sim a capa muito fofa, mais nada que me fizesse sentir vontade de ler !
    A história é realmente bonita, acho lindo quando os autores contam histórias de animais, e não sabia que esse era baseado em uma história real !!
    Se tiver oportunidade vou ler .. Espero me encantar !
    Bjs

    ResponderExcluir