quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Projetos Literários para 2015


Olá, leitores!

Todo ano eu costumo fazer alguns projetos de leitura para ir dando seguimento ao longo dos meses. Por exemplo, em 2012 eu coloquei como meta terminar de ler toda a série Gossip Girl, ou seja, todos os 13 volumes da mesma. Foi um pouco apertado, principalmente no final do ano que eu tive que dar uma corridinha nas leituras, mas foi algo muito legal de se fazer. Daí que em 2013 eu prometi a mim mesmo conseguir ler as sagas de Harry Potter (sim, eu ainda não li inteira) e O Senhor dos Anéis. #FAIL! Não consegui ler tudo ao longo daquele ano, e nem do subsequente pra falar a verdade. Ano passado me desafiei mais ainda (como se não bastasse o fiasco do ano anterior) e coloquei pra ler, além das duas séries que não consegui, a trilogia Millenium e As Crônicas de Nárnia. Nem precisa dizer o que aconteceu né? tsc tsc

Diante de toda essa experiência pregressa, resolvi então não fazer mais metas mas sim projetos de Leitura, em que eu não teria um "prazo" pra terminar. Devo deixar claro que me inspirei para esse formato no Projeto Jorge Amado que a linda da Renata D'Eça faz no blog dela (confiram aqui). Então, separei alguns livros que queria muito ler e que tinham algo em comum, em duas pilhas. Na primeira coloquei todos os livros que já tinham virado filme e que eu ainda não assisti porque não tinha lido o livro antes, mesmo tendo ele. Ficou confuso explicar rs, mas na foto vocês vão entender melhor:


Pra esse primeiro projeto me inspirei no Livros e Seus Filmes da Nine do Estante da Nine. Depois separei outra pilha, com continuações de séries que eu já tinha começado e que eu tinha os livros físicos, mas que por um motivo ou outro eu ainda não os tinha lido:


E para os outros livros não lidos, resolvi fazer uma seleção de alguns títulos para ler em cada mês, uma espécie de TBR (To Be Read) que é bastante comum no booktube americano. Em janeiro, separei esses títulos:


E aí, gostaram desses projetos? Se vocês tiverem mais dúvidas, podem me contatar nos comentários que eutiro com o maior prazer. E vocês, fazem algum tipo de projeto/meta de leitura para 2015? Se sim, deixe nos comentários que eu vou ficar interessado em saber. =)

8 comentários:

  1. A tempos não vinha aqui e fiquei feliz ao perceber as mudanças no layout e a entrada do colunista. Parabéns!!!!
    Essa questão de metas de leituras são sempre difíceis, mas com determinação vc consegue!!! Ano passado consegui terminar Nárnia e foi ótimo!!!!
    Desejo que em 2015 vc consiga concretizar suas metas de leitura (vc escolheu ótimos títulos) e que seu ano seja ótimo em todos os aspectos da vida!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os projetos, espero que consiga concluí-los. Eu me comprometi mentalmente de ler um livro da Nora, um da Lisa Kleypas e ler 12 livros que estavam pegando poeira na minha estante. Acho que é o máximo que posso concluir esse ano. Além de tentar me controlar mais ao comprar, se bem que isso é bem complicado com as promoções que encontramos por ai, né? hahaha

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Oi, M!

    Adorei seus projetos. Tenho que terminar de ler Nárnia, mas me bateu uma preguiça zZzZzZ da história. hahaha

    Eu pensei em fazer uma TBR, mas com clássicos, tipo Alice, que eu nunca li, 1984 e Laranja Mecânica. Além de ler algum da Jane Austen.

    Beijos,

    Ananda!
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o conto do destino. Estou bem ansiosa pra poder ler o senhor dos anéis =), os filmes são ótimos. Fiquei sabendo que o Thranduil não parece D:' triste. Também curiosa com Maze runner. Um caso perdido parece incrível. Ainda mais vindo da Colleen. Lendo a trilogia Métrica e amando. Não faço metas não. Leio o que der na telha.
    Abraços Marcos.

    ResponderExcluir
  5. O título "O Ladrão do Tempo" me deixou curiosa, mais tarde vou conferir.
    Em 2015 não estou participando de nenhum desafio literário, mas tenho uma meta, que é ler 1 livro por semana e ler mais contos e livros de autores independentes.

    Abraços!
    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!
    Vi que você separou O Mundo de Sofia. =) Estou loucaaa pra ler esse livro.
    Também quero ler Eleanor & Park.
    Espero que você consiga ler tudo.
    Ótimas leituras pra você.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Também não sou boa com metas..
    Otimos projetos!
    "Um caso perdido" quero muito ler!
    Eu tenho um projeto sim, brigar pra abrirem a biblioteca da escola que só vive fechada! Hahaa

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Também não dou muito certo com desafios, ler sobre pressão, ter que terminar o livro até tal dia, e coisas assim acabam me desanimando e deixando a leitura péssima. Por isso esse ano estou fazendo o TBR Book Jar, que é mais tranquilo, não tem muitas regras, e que ainda vai me dar a oportunidade de ler livros há anos encalhados na estante. Adorei os livros que selecionou para seu projeto. Já li 1984 e Nárnia, que são favoritos! Já li toda a série de Academia de Vampiros e amei! Marley e eu também é um ótimo livro, prepare-se para rir e chorar bastante! kkk

    Bjs

    ResponderExcluir