sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

[RESENHA] Apenas Um Dia (Apenas Um Dia #1) de Gayle Forman



Editora: Novo Conceito 
Páginas: 382
Publicação: 2014

Allyson Healey está fazendo sua viagem de formatura na Europa, junto com sua turma de colégio. Ela pretende entrar para a faculdade de Medicina e dar continuidade aos seus estudos, pois esse é o curso de seu pai e essa é a sua vontade. Porém, ela ama artes em geral, principalmente literatura. Está sempre rodeada de livros e Shakespeare é seu autor favorito. É durante uma encenação de uma peça dele, Rei Lear, que ela conhece Willem, um jovem ator holandês que tem espírito livre, vive o momento e gosta de curtir a vida. O exato o oposto de Allyson, que é mais metódica e centrada.

É quando Willem a convida para passar as próximas 24 horas com ele em Paris. Mesmo o tendo conhecido a pouco tempo, Allyson resolve aceitar e embarca nessa aventura que mudará a sua vida. Durante esse único dia, o casal viverá momentos de tensão, romance, liberdade e de auto-conhecimento. Porém, nem tudo são flores nesse período. Ao se acordar no outro dia pela manhã, Allyson terá uma grande surpresa e o seu conto de fadas moderno sofrerá uma grande reviravolta.

Apenas Um Dia é o primeiro livro de uma trilogia que já tem os seus dois primeiros volumes lançados lá fora e que já teve seus direitos comprados para ser transformado em filme. A continuação, Apenas Um Ano, está prevista para ser publicada ainda esse semestre no Brasil. A autora, Gayle Forman, é a mesma dos sucessos Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, que já foram resenhados aqui no blog (basta clicar no nome dos livros para ser direcionado para a resenha).

O livro trata de um romance contemporâneo que tem como foco um casal que se conhece, vive uma aventura durante o período de 24 horas e tem suas vidas transformadas para sempre. A primeira vista o enredo pode parecer clichê, mas a maneira como a autora trabalhou na história faz com que o leitor embarque na história e entenda as motivações por trás de cada personagem.

Há um suspense que permeia boa parte do livro. Gayle conseguiu conduzir com maestria toda a história e a finaliza com um tremendo clímax que faz com que o leitor deseje ter a continuação em suas mãos naquele momento. Já se sabe que a autora sabe escrever romances muito bem,vide sua duologia anterior. Em Apenas Um Dia teremos isso concretizado. Com uma narrativa leve, ágil e ao mesmo tempo profunda e tocante, Gayle faz com que nos conectemos a Allyson e torçamos o tempo todo para o casal principal. A áurea de Paris, cidade conhecida por sediar vários romances, foi muito bem utilizada como pano de fundo, fazendo com que os cenários usados no livro sejam parte importante do enredo.

Outro ponto positivo está na construção das personagens. Allyson é a garota que se arrisca em uma aventura cega muito em virtude de ter uma vida extremamente controlada pelos pais. Willem, por sua vez, tem a sua imagem construída balanceando o mocinho clássico que recita Shakespeare com o promíscuo, que conquista a todas. A sua profissão de ator também foi algo muito bem colocado na trama que enriqueceu a personalidade do personagem.

Com este livro, Gayle Forman assumiu um lugar de destaque entre os meus escritores de romance favoritos e fez com que eu desejasse ansiosamente pelas continuações da história. Recomendo a todos que amam romances e que já tenham lido algum dos livros anteriores da autora e gostado.

                                                                     

Onde comprar?

6 comentários:

  1. Eu recebi este livro, porém, ainda não chegou... triste. Eu nunca li nada da Gayle, apesar de ter os dois volumes aqui em casa. Allyson foi de primeira uma protagonista que teve minha simpatia, a não ser por seus pais e sua ligeira submissão com eles. Willem parece uma graça. E por ser um romance bem mais atual, também gostei. Já sabia que era uma trilogia, e que os próximos sejam melhores.
    E gostei muito dos cenários que ela prepara para o leitor. É bem legal conhecer culturas através de livros, principalmente em um romance.
    Abraços Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos, tudo bem?
    Eu li "Se eu ficar" e confesso que não gostei muito, achei que poderia ter sido muuito melhor trabalhado, mas mesmo assim comprei "Apenas um dia" e está na lista pra ler, o que me deixa com receio é o tal do romance, pois já vi muita gente dizendo que a protagonista é irritante e isso me da vontade de jogar o livro pela janela. Mas o fato do teatro e de Shakespeare estarem envolvidos, só me deixa mais ansiosa pra ler, estou dividida! haha
    Beijos,
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não curti os livros anteriores da Gayle, mas nesse, com certeza ela se "redimiu" e mal vejo a hora do próximo sair. Adoro tramas que se passam em Paris, talvez ela já tenha me ganhado aí haha Sua resenha como sempre, muito afiada e bem escrita ♥ Cada dia melhor, hein, sr. Marcos? haha

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Já ouvi falar muito da Gayle Forman e tenho alguns dos livros dela aqui na minha estante, mas acredita que ainda não os li! Falam sempre muito bem da autora e cada vez com mais vontade ainda de ler algo dela! Como você disse, a trama parece mesmo clichê a primeira vista, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler Apenas Um Dia, ainda mais por saber que há certo suspense na história e que ela se passa em Paris, aquela cidade lindíssima!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já conheço e já ouvi muito falar desse livro, mas, nunca li.
    Não sabia que se tratava de uma trilogia. =)
    Tenho curiosidade pra ler, pra saber que mistério é esse.
    Eu assisti Se Eu Ficar e não gostei. Então, não tenho vontade de ler o livro. Mas, vou confiar em Apenas Um Dia.
    Adorei a resenha!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Gayle. Gostei da historia e gostei da Allyson ter topada uma aventura como essas.. So quero saber o que aconteceu!
    E os livros vão virar filme que é uma coisa que eu amo. Quero ler logo!
    Tinha ficado interessado no livro, agora eu quero o livro! ;)

    ResponderExcluir