terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

[RESENHA] Álbum de Casamento (Quarteto de noivas #1) de Nora Roberts



Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Publicação: 2013
             
Mackensie, Emma, Laurel e Parker são amigas desde pequenas. Como costume de meninas, as quatro brincavam de estarem se casando. O que elas não imaginavam era que essa brincadeira se transformaria num sonho mais concreto. Transformaram essa brincadeira numa profissão e viraram sócia da Votos, uma empresa que organiza de tudo que envolve o tal ansioso dia para a maioria das mulheres, o casamento.
                
Mac é uma fotógrafa requisitada e independente. Ela é capaz de registrar através das fotos momentos lindos e românticos, o amor expressado através das imagens. No entanto, ela mesma tem dificuldades com relacionamentos (casa de ferreiros, espeto de pau rs). Quando Carter, um conhecido de escola que há muito tempo não via, ressurge em sua vida, algo desperta dentro dela. Mas a insegurança se sobressai e ela cria em uma grande obsessão para finalmente encontrar o tão sentimento que ela registra em todos os casamentos.
                
A série “Quarteto de noivas” é composto por quatro volumes. Cada livro conta a história de cada amiga. Mac é a fotógrafa independente e insegura, Emma é a florista romântica, Laurel a confeiteira sincera e não leva desaforo para casa e Parker é a chefe da Votos e é organizada de forma obsessiva. Quero ressaltar que minha preferida a partir desse primeiro volume até o momento é a Laurel.
                
Mac é uma linda ruiva que me irritou em alguns momentos no decorrer da leitura. Ela me pareceu ser uma mulher instável com relação a relacionamentos, pois uma hora ela queria mergulhar no relacionamento com Carter, outra já se desapegava de maneira desesperada. Ela tem problemas familiares. O pai abandonou quando criança, apesar de eventualmente receber alguns presentes de aniversário, e a mãe é controladora e em vários momentos Mac se rende aos seus desejos e a obedece. Esse relacionamento de ambas, em vários momentos, foi responsável por Mac não avançar na sua vida amorosa. Mesmo compreendendo essa relação com a mãe, ela me irritou bastante.
                
Carter é um professor sério e tímido. Tem seu lado nerd aguçado e sempre teve uma queda por Mac desde a escola. Teve um relacionamento que não terminou bem e isso influenciou em ele também se tornar inseguro nessa área sentimental. Esse jeito calmo de Carter também me irritou, mas nada comparada à protagonista (rs). Costumo ter empatia com personagens mais intensos, então pode ser só comigo que acontece esse tipo de reação.

"...mas intimidade é apenas uma parte dos relacionamentos que vão além da amizade. Ela não os define."
                
Nora conseguiu desenvolver com maestria dois aspectos. O primeiro foi conseguir trazer todo o clima de casamento para o livro. Não apenas o que acontece ao redor, como: qual flor escolher? O que deve ser servido? Como deve ser o tema para as fotos dos noivos?... E por aí vai. Mas trazer a sensação de felicidade, de um evento importante para as pessoas e seus familiares. O segundo é explorar a profissão de fotógrafa de Mac. Ela conseguiu passar até termos técnicos de maneira simples e nitidamente mostrou que foi feita uma pesquisa detalhada para construir a personagem.
                
A escrita é leve e que consegue envolver o leitor em alguns momentos. Em outros, a leitura ficava um pouco parada, mas depois engatava. A forma de Nora narrar em terceira pessoa foi excelente para explorar até mesmo pensamentos e momentos de outros personagens, tirando também só o foco nos protagonistas.

"O amor assusta e, às vezes, é passageiro. Mas vale a pena correr os riscos e ficar nervosa. Até se machucar vale a pena."

                
Recomendo a todos que gostam de romance. Uma leitura despretensiosa que poderá te envolver e fazer você mergulhar na história de Mac e Carter. Mesmo com conflitos um pouco fracos. É uma série que já quero ler o segundo e saber a história de Emma.
                                                                     

Onde comprar?

5 comentários:

  1. Oi Luke, este volume junto com o quarto foram os meus prediletos, aliás este casal é muito fofo!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. "Os opostos se atraem" colou bem, mas não gostei muito do jeito de cada um. O livro é legal ,mas não amei.

    Abraço5

    ResponderExcluir
  3. Achei realmente uma graça a amizade das garotas e também os trabalhos futuros. Laurel, a amiga de Mac, com certeza foi a que mais me chamou a atenção.
    Por ser um romance, o que gosto, queria ler tem um tempo. A leitura, por ser leve e também ela conseguir expressar sentimentos. Fiquei ansiosa.
    Abraços Marcos.
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ja ouvi diversos comentários a respeito desse livro ainda estou com um pé a tras com ele, vou espera mais um pouco quem sabe dai ja nao pego gosto de vez com ele!

    ResponderExcluir
  5. Amo essa série, acho a escrita da Nora Roberts ótima, dos quatro livros esse é o meu favorito, o Carter é muito fofo.

    ResponderExcluir