sábado, 18 de abril de 2015

[RESENHA] After - Depois da Verdade (After #2) de Anna Todd



Editora:  Companhia das Letras
Páginas: 634
Publicação: 2015

Resenha de After (After #1)



No primeiro volume conhecemos a história de Tessa, uma menina que se muda do interior para cidade grande, para cursar Letras. Sua colega de quarto, Steph, tem cabelos coloridos e tem um jeito peculiar e se vestir, o que é totalmente diferente do modo que Tessa se veste. Através de Steph ela conhece Hardin, o bad boy com tatuagens e piercings. “Os opostos se atraem”, é uma prova da base dessa relação e tornará intensa e mudará a vida de ambos.
            
No segundo volume dá-se a continuidade da cena de como o primeiro livro terminou. Tessa está devastada, por Hardin ter traído-a de maneira tão repulsiva. A separação abre um vazio no seu coração, e Hardin usará de todas as maneiras para que sua namorada a perdoe por ter feito o que fez. Será perseverante ao ponto de expor seus mais profundos sentimentos a respeito dela.
            
Terminei o primeiro volume com muita expectativa para ler o próximo, pois a forma como termina é de deixar qualquer um ansioso. Quando comecei a ler percebi muitas coisas que no primeiro volume não tinha, o que se tornou algo intrigante.
            
Já nos deparamos com uma Tessa que começa a amadurecer e é perceptível no decorrer dos capítulos o como ela se torna forte em meio a humilhação que passou diante de todos que diziam seus amigos e até mesmo seu posicionamento com relação a Hardin. Sim, ela tem algumas atitudes como as do livro anterior, no entanto, ela tem uma consciência muito maior depois de tudo que aconteceu. Hardin também de certa maneira é “obrigado” a amadurecer, pois suas atitudes ‘babacas’ já se tornaram insuportáveis. Ele também deve ter a concepção da perda do relacionamento por Tessa, o que o impulsiona a batalhar e deixar coisas fúteis de lado e reconquistar a sua confiança.

"De alguma forma, ele se transformou no pilar que sustenta o meu mundo e, sem ele, só o que me resta é o entulho daquilo que um dia foi a minha existência" 
            
Um novo panorâmico narrativo é usado nesse volume. Além de Tessa narrar, também temos a visão de Hardin, o que torna-se muito útil para compreendermos os seus pensamentos e muitas situações onde Tessa não poderia estar presente. Essa forma de narração nos dá uma nova visão da história dos dois, que no primeiro volume poderíamos não ter entendido.
            
A química do casal continua a mesma, ou seja, intensa e perturbadora. Há vários conflitos, o que é de se esperar de Hardin e Tessa né! rsrs Porém, esses conflitos tornam-se mais sérios. Alguns não só envolvem a relação entre os dois, mas as atitudes individuais que se permeiam ao redor deles.
            
"Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais"

Os personagens secundários do livro anterior saem um pouco do plano de fundo e dão oportunidades a outros personagens que não tinham tanta ênfase assim. Outros novos entram para agregar à história e dar mais esclarecimentos ao passado do casal.
            
Duas coisas que amei foram as aulas de Tessa, pois nelas sempre tem algo paralelo com a história, e também os romances citados em que os personagens e suas atitudes combinam com as de Tessa e Hardin. A autora soube construir isso de maneira excepcional.
            
A escrita de Anna continua instigante. Capítulos pequenos e que em suma estão presentes  muitos cliffhangers, ou seja, noites em claro para saber o que acontecerá com determinado personagem no próximo capítulo.
            
Se você leu o primeiro livro e está ansioso para ler essa história, PRE-PA-RA! Mergulha sem ter medo e entre novamente no mundo desse casal que nos deixa com muita raiva, mas ao mesmo tempo torcendo para que no fim dê tudo certo.
                                                                     

Onde comprar?

4 comentários:

  1. Olá!
    Uma vez eu vi uma menina lendo o primeiro livro dessa série no ônibus. Parecia empolgada com a leitura.
    O que eu gostei foi desse espaço dado aos personagens secundários. Curto bastante quando isso acontece, porque deixa a leitura mais dinâmica. A mudança de foco na narrativa também. É bom quando conseguimos ter acesso a diferentes pontos de vista.
    Ótima resenha. Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ygo!

      Realmente esse livro é bem intenso, tanto de forma positiva como negativa (rs). O livro mantém nos protagonistas, mas outros conflitos envolvem os personagens secundários ligados ao principais. O que no primeiro não foi tanto assim.

      Abraços5

      Excluir
  2. Oi Luke, não li ainda o primeiro volume, mas adoro ver quando o autor consegue manter o interesse do leitor e ainda motivá-lo para a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Rose, mas já adianta que você ficará com raiva e terá uma ânsia imensa de continuar lendo por gostar (contraditório né rs).

      Abraço5

      Excluir