sexta-feira, 17 de abril de 2015

[RESENHA] O Melhor de Mim de Nicholas Sparks


Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Publicação: 2014

Estamos em 1984, na pequena cidade de Oriental, no interior dos Estados Unidos. Dawson Cole é um jovem nascido em uma família humilde e conhecida por se envolver em diversos crimes da região, o que sempre fez com que sofresse preconceito e quisesse lutar contra essa situação. Amanda Collier é uma jovem nascida em uma família rica e tradicional da cidade. Criada para ser mais uma dama da alta-sociedade, sempre sonhou em entrar em alguma grande universidade do país. Ambos estudam na mesma escola e, durante um trabalho que realizam juntos, acabam se conhecendo e se apaixonando à primeira vista.

Amanda vê em Dawson a liberdade da sua vida condicionada, pré-formatada para ser perfeita e nunca decepcionar seus pais. Sua família, porém, se demonstra ser completamente contra esse relacionamento, uma vez que mancharia o seu nome e o seu futuro. Mas, o destino quis que ambos seguissem rumos diferentes e, no verão do último dia do colegial, eles se separam e nunca mais se falam entre si.

Vinte e cinco anos depois, Tuck Hosteler, grande amigo de Dawson que o ajudou bastante durante a sua infância e juventude, e também a esconder o namoro do casal, falece e tanto ele quanto Amanda retornam a Oriental para o funeral. Porém, Tuck deixa uma carta para ser lida por ambos, onde diz que eles devem passar o final de semana juntos em sua casa e revisitar os sentimentos que foram arrancados no passado. Amanda agora é uma mulher adulta, casada há mais de vinte anos e mãe de quatro filhos. Ela vem enfrentando problemas no relacionamento com seu marido que é alcoólatra e perdeu recentemente  a sua terceira filha para o câncer. Dawson, por sua vez, passou quatro anos preso por se envolver em um acidente de carro. Depois disso ele trabalhou alguns anos e hoje mora sozinho e costuma ter hábitos caseiros. Ele nunca mais se apaixonou desde que terminou com Amanda.

Conseguirão eles retomar o sentimento que tinham um pelo outro no passado? E como o destino poderá unir ambos novamente?

O Melhor de Mim é um romance recheado de drama. A narrativa do Sparks está em sua melhor forma, com vários dos elementos que caracterizam os seus livros e que já se tornaram clássicos em suas histórias. Os personagens são bem construídos, sobretudo no que tange ao cruzamento de seus passados com os seus presentes e em como eles sofreram por decisões de outros. Dawson e Amanda formam um dos meus casais favoritos do autor. Ambos me cativaram muito e me senti conectados e torcendo por eles ao longo de toda a leitura.

Este é um dos meus livros favoritos do autor. A maneira como Sparks desenvolveu a história, trazendo o elemento temporal e usando o destino como parte importante do enredo, faz com que o livro seja lindo do início ao fim. O final, por conseguinte, é muito tocante e ao mesmo tempo deixa o leitor emocionado. O autor tenta demonstrar o quão o amor é importante na vida das pessoas e como ele deve ser o sentimento mais valorizado na vida.

A adaptação para o cinema saiu esse ano, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Estou ansioso para fazer isso em breve.

Recomendo a todos que gostam dos livros do autor e que gostem de histórias de amor recheadas de drama.
                                                                     

Onde comprar?

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu já vi o trailer do filme e achei muito bom. Que história dramática! kkk
    Mas eu daria uma chance a essa leitura.
    Faz tempo que eu não leio algo nesse estilo. Antes, vou ler os livros mais antigos do Sparks, até chegar nos mais recentes.
    Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, é incrível como o tio Nick consegue nos envolver e emocionar com seus enredos. Enquanto lia o livro, já imaginava o que poderia acontecer, e mesmo lendo o que eu pensei, ainda assim não consegui segurar a emoção.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir