quarta-feira, 20 de maio de 2015

[RESENHA] Eu Te Darei o Sol de Jandy Nelson



Editora: Novo Conceito
Páginas: 381
Publicação: 2015

Noah e Jude são irmãos gêmeos. Desde pequenos eles sempre foram competitivos em tudo: sempre queriam ter as melhores notas, se destacar mais que o outro e ter a atenção dos pais apenas para si. Mesmo depois de grandes, ambos ainda são assim. Agora, com 16 anos, passando pela fase de descobertas da vida e tendo que decidir em qual faculdade estudarão após o término do colegial, eles se interessam, ao mesmo tempo, por um garoto desconhecido que acabou de se mudar para o bairro.

Porém o destino os reservava algo trágico. Um acidente ceifou a vida de alguém que ambos amavam e isso faz com que ambos se separassem, convivendo muito pouco um com o outro e criando uma barreira no relacionamento dos dois. Agora, basicamente eles mal se conhecem, falam apenas o necessário e suas vidas tomaram rumos muito distintos do que imaginavam.

Eu te Darei o Sol é um YA toques de romance e drama, que aborda temáticas familiares, de sexualidade e de como estamos tão expostos e podemos ser tão feridos por aqueles que mais amamos. O livro tem escrita fluída e é narrado sob os pontos de vista de Noah e Jude em diferentes períodos de tempo: o dele em quando ambos tem 13 anos e o dela quando já tem 16.

A leitura desse livro começou muito boa. Lembro de chegar quase à metade de uma vez só. Mas, depois que um determinado ponto da história acontece, tudo muda e a narrativa fica bastante lenta. Gostei da alternância de pontos de vista e de épocas durante o livro. Os capítulos de Noah foram os meus favoritos, tanto pela forma como ele enxergava as coisas, quanto pelo plot que se desenvolveu naquele período.

Também gostei da forma como a autora abordou a temática da homossexualidade de Noah. Toda a sua fase de descoberta, a sua primeira atração, o preconceito que viveu e sua mente durante esse período foram tratadas de forma contundente e ao mesmo tempo sutil, sem esteriótipos ou tópicos recorrentes nessa temática.

É um bom livro YA e recomendo para todos que se interessem por esse gênero, sabendo de antemão que a narrativa da autora é um pouco diferente e rebuscada em comparação aos demais livros.
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário