quinta-feira, 20 de agosto de 2015

[RESENHA] Correr de Drauzio Varella



Editora: Companhia das Letras
Páginas: 208
Publicação: 2015

Drauzio Varella é um renomado médico brasileiro conhecido por seu trabalho voluntário no antigo presídio Carandiru que originou o livro homônimo, posteriormente transformado em trilogia, adaptado para a TV e para o cinema. Além disso, ele também faz séries de reportagens para o programa Fantástico da Rede Globo e coordena pesquisas relativas ao câncer.

Mas, o que pouca gente sabe é que Drauzio também é um maratonista. Ele segue religiosamente uma rotina de treinos diários e corre diversas maratonas ao redor do mundo. E, foi dessa sua paixão pouco conhecida que surgiu o livro de crônicas Correr. Nele, Varella fala sobre suas experiências de corredor, como se prepara para as corridas, de onde surgiu tal paixão e traz textos de cunho cientifico com informações médicas a respeito das fisiologia e anatomia humana para o exercício.

Correr é um compilado de crônicas que perpassam pelas experiências vividas por Drauzio ao longo da sua vida de corredor. Nele temos desde textos que narram como o autor acabou se perdendo nas ruas da cidade de Miami, nos Estados Unidos, até suas lembranças da maratona do Rio, na Floresta da Tijuca. Além disso, temos situações curiosas que o autor viveu em seus treinos diários, suas reflexões acerca do exercício e momentos de prazer na prática esportiva.

Este é o nono livro do autor que leio, sou muito fã de sua escrita e de sua obra. Adoro sua narrativa, sempre cadenciada, honesta e que envolve o leitor. como se se escutasse a voz de Drauzio narrando cada palavra do texto. Com Correr não foi diferente. O livro é inteligentemente escrito de forma a fazer com quem não é maratonista queira se dedicar à prática de algum esporte e quem já é, se identifique e acabe adquirindo preciosas dicas da experiência do autor.

A escrita do autor é um capítulo à parte nesse livro. É incrível como Drauzio consegue manter um tom que mistura o caráter acadêmico com a linguagem popular fazendo com que o leitor se sinta inserido nas cenas em que narra. Também é perceptível o quanto ele domina essa técnica de forma que a mantém rica desde seus primeiros livros até agora.

Recomendo a todos que gostam dos livro do Drauzio e para quem gosta de ler crônicas cotidianas bem escritas.
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário