segunda-feira, 19 de outubro de 2015

[RESENHA] A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket de John Boyne



Editora: Companhia das Letras
Páginas: 256
Publicação: 2013

Desde que nasceu, Barnaby Brocket sempre foi diferente dos de sua família. Enquanto todos andavam normalmente, ele flutuava como um balão de gás. Assim que nasceu, o médico não conseguiu pegá-lo nos braços, pois ele foi automaticamente para o teto, para o espanto de todos presentes. Isso ocasionou um grande desconforto para a sua família, que era extremamente normal. Alistair, seu pai, Eleanor, sua mãe, e seus irmãos mais velhos faziam tudo para serem comuns, para agirem como todos agem pensarem como todos pensam e apenas fazerem aquilo que todo mundo fazia.

Com a chegada de Barnaby à essa família, tudo literalmente ficou de pernas pro ar. Por mais que o médico dissesse que aquilo seria só uma fase e que logo passaria, os Brocket não admitiriam que alguém de sua família não fosse normal. Logo, nosso pequeno protagonista seria considerado um grande problema e um fardo a ser carregado. Como explicar para os vizinhos tamanha anormalidade? O que os outros iriam pensar ao ver Barnaby ser carregado como a um balão pelas ruas? Lógico que ele jamais poderia ser visto em público e, por isso, passou sua infância trancado dentro de sua casa, deitado nos colchões do teto e lendo os livros das prateleiras mais altas das estantes.

Quando finalmente sua família decide colocá-lo em uma escola especial para crianças diferentes, Barnaby começa a se destacar de seus colegas e, ao fazerem uma visita escolar, ele chega a aparecer na TV e nos jornais por ter conseguido um grande feito. Foi o estopim para que os Brocket resolvessem dar fim ao seu caçula. Eleanor o leva a uma praça com uma mochila cheia de areia para, sem seguida, cortar o seu fundo e deixá-lo voar sem rumo. Começa então a jornada do pequeno herói, onde ele conhecerá diversas pessoas, passará por vários locais, incluindo o Brasil, e evoluirá sua mente e sua visão de mundo e da humanidade.

A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket é um livro infantil escrito por John Boyne, autor irlandês, que se tornou um dos meus favoritos da vida. Nele temos um conto infantil, com várias temáticas pertinentes a essa faixa etária, mas que extrapola em sua narrativa e se estende para todas as idades. 

O livro traz temáticas extremamente pertinentes atualmente. Começando pelo protagonista, que trabalha bem o tema de ser diferente em um mundo dito como normal. A construção do núcleo principal feita pelo autor é excelente e aborda justamente o conceito de ser normal, o olhar para as minorias, para o não convencional e para como lidamos com isso. Barnaby representa o preconceito que tanto assola nossa sociedade atual e, sobretudo, o medo que algumas pessoas tem de ter alguém diferentes em seus núcleos familiares.

Barnaby é um personagem muito cativante. Por vezes sentia vontade de entrar no livro e lhe dar um abraço. A forma como sua jornada se desenvolveu e a maneira como ele expandiu seu universo, passando a ver o mundo com outros olhos, é deliciosa de ser acompanhada. 

Falar que a narrativa de John Boyne é impecável chega a ser redundante. O autor vem demonstrando que consegue trabalhar muito bem com o público infantil, adaptando a sua escrita e trazendo de forma suave e sensível, temáticas importantes que devem ser debatidas com esse público. O projeto gráfico do livro também está muito bom. Todo o miolo foi impresso em tinta azul, tanto as ilustrações, quanto o texto, o que proporciona uma leitura muito agradável.

Recomendo a todos que gostem do autor e a todos que tenham filhos na faixa etária de 7 anos em diante, para se trabalhar essas temáticas de forma muito mais interessante e com a genialidade do autor.
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário