sexta-feira, 9 de outubro de 2015

[RESENHA DUPLA] Contos Para Uma Noite Fria de Bruno Anselmi Matangrano



Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 120
Publicação: 2014

Olá, leitores!

Prontos para mais uma resenha dupla no blog? A de hoje é a de Contos Para uma Noite Fria, coletânea escrita por Bruno Anselmi Matangrano. Os contos são sensacionais! Confiram o que eu (m vermelho) e o Luke (em azul) achamos dessa leitura. ;) 

Um viajante no tempo. A extinção da cultura está chegando ao país. Um piano começa a tocar e pessoas viram estátuas. O apocalipse chegou. A realidade não é mais o que você pensou que era. Uma menina aparece no meio da noite em sua porta.

Contos para Uma Noite Fria é, como o próprio nome já diz, uma coletânea de contos que variam quanto ao tema abordado. Temos desde contos existencialistas, assolados pela condição humana, até contos de terror ou distópicos. Várias são as temáticas tratadas e isso só demonstra o quão plástico e a enorme gama de estilos diferentes que o autor é capaz de escrever.

Acima estão algumas histórias contidas na obra de Bruno Anselmi. Contos que têm uma ligação entre a sanidade e a loucura, o real e a fantasia, o terror e o mistério. Gêneros como: terror, distopia e fantasia estão impregnados em cada história. Contos curtos, mas a leitura foi bem agradável e me deleitei nas histórias. O que me incomodou um pouco foi o excesso de palavras rebuscadas, para mim poderiam ser moderadas e usadas em momentos propícios.

Como ressaltei, Bruno consegue escrever primorosamente gêneros diversos, demonstrando a sua alta capacidade de escrita. A brevidade dos contos também me incomodou mas não no sentido de serem curtos demais, mas sim pois terminei o livro querendo ler mais! A escrita segura e equilibrada do autor me conquistou. Ele sabe dosar muito bem as descrições e os diálogos e faz com que o leitor se sinta a todo momento dentro da cena, próximo aos personagens, como se tivesse vivendo realmente aquilo.

A escrita de Bruno é envolvente e o enredo conseguiu criar um mistério no decorrer dos contos. Realmente o título do livro faz jus à obra, pois, as histórias são bem aproveitadas em uma noite fria, de acordo com os vários gêneros distribuídos no livro.

Como moro em Recife digamos que seja difícil, para não dizer impossível, ter uma noite fria rsrsrs. Mas, brincadeiras à parte, esse livro é sem dúvida uma ótima leitura para ser feita de uma vez só, numa noite fria ou amena, acompanhado por uma boa dose de chá ou café. É aquele livro que se começa e não se quer terminar, que deixa o leitor com gostinho de quero mais. 

Para quem é fã de contos, essa é uma boa recomendação. Os contos são curtos, mas que trazem histórias com um conteúdo instigante e reflexivo.

Leitura recomendadíssima para quem gosta de contos ou para quem quer começar a ler esse formato. O livro é ótimo para esse público, uma vez que permite que o leitor se adapte bem à obra.
                                                                     

Onde comprar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário