quarta-feira, 9 de março de 2016

[RESENHA] A garota sem passado de Michael Kardos


Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Publicação: 2016



Na cidadezinha de Silver Bay aconteceu algo chocante, no dia 22 de setembro de 1991. Ramsey Miler organizou uma festa em sua casa e convidou todos seus vizinhos. Após a festança ter acabado matou a esposa e a filha de 3 anos. Isso é o que todos os cidadãos sabem. Porém, sua filha escapou.

Melaine Denison, como agora é chamada passou os últimos quinze anos escondida com os tios na cidadezinha pacata chamada Fredonia. Ela nunca pôde usufruir de sua liberdade, mesmo nas coisas mais básicas como: viajar, fazer o cadastro na biblioteca, ir a uma festa ou até mesmo ter internet em casa. Seu pai nunca foi encontrado e pode surpreendê-la a qualquer momento. Melanie namora um jovem professor e descobre que está grávida. Cansada de ficar fugindo ela decide voltar a sua cidade natal, Silver Bay, e confrontar seu passado. Ela irá fazer o que ninguém fez até hoje: encontrar seu pai.

Melanie é uma personagem fechada e que não sabe o que é ter amigos. Sua vida girou em torno de faculdade, o trailer – seu lar e conviver com seus tios. Ela namora Philip, um jovem professor de sua antiga escola. Seu relacionamento é normal, porém, há um peso nela, por esconder de seu namorado a verdadeira história do seu passado, o motivo de viver olhando ao seu redor atentamente se alguém está seguindo e de quem está fugindo. Ela descobre que está grávida e sua motivação e o estopim de ficar enclausurada para sempre em uma cidadezinha sem nenhum perspectiva foi ao limite. Ela quer que seu filho tenha uma boa criação e viva seguro, o que pelo contrário ela sente. Ela decide voltar a cidade onde sua mãe foi assassinada e encontrar o autor e o seu medo personificado, seu pai.


"O passado era como peixe tirado do mar: escorregadio e nunca tão bonito quando você imaginava."


A história é dividida em três partes. A primeira conta sobre Melanie e sua realidade e o começo da história trágica que matou sua mãe. A segunda o foco é sobre Ramsey, desde sua infância até dias antes de festejar com seus vizinhos. A terceira o entendimento da história é mais clara, e a trajetória de Melanie começa a ganhar força. A obra é narrada em terceira pessoa, o que proporciona a capacidade do autor explorar outros personagens e nos ater na história num todo.

O começo do livro não me prendeu tanto, a escrita ficou arrastada em alguns momentos. No entanto, no decorrer das páginas e das partes das histórias, meu conceito do livro foi mudando gradativamente. O que poderia ser um livro previsível e algo comum, o autor arquiteta algo que me surpreendeu, e assim, me instigou a saber realmente o que aconteceu no dia da tragédia. A enredo em si é um quebra-cabeça e as peças estão todas espalhadas, cabe a nós aos poucos juntá-las com os personagens e concluir o seu desfecho.

Para quem ama thriller, esse livro é mais do que recomendado. Personagens variados e com várias pontas soltas no ar e vai se amarrando e conseguimos chegar ao veredito. Uma obra que me surpreendeu e também conseguiu me prender. Realmente a escrita em alguns momentos é arrastada e enfadonha, mas o enredo em si vale muito a pena ler e acompanhar a trajetória de Melanie.
 

                                                                     

Onde comprar?

2 comentários:

  1. Eu to curioso demais para ler esse livro. Acho que esse ano ficarei falido de tanto livro que eu quero ler. Parece que a cada resenha que eu leio de um livro diferente faz com que eu me apaixone por ele sem mesmo ler ou até mesmo se a resenha fala mal. "A garota sem passado" parece ser exatamente o tipo de livro que eu estou procurando. Adorei o seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Espero que você goste do livro =D

      Abraço5

      Excluir