segunda-feira, 4 de julho de 2016

[RESENHA] Profissão Repórter de Caco Barcellos e Equipe



Editora: Planeta
Páginas: 384
Publicação: 2016

Profissão Repórter é um programa de jornalismo da rede Globo de Televisão que completa 10 anos esse ano. Começou como um quadro de 10 minutos do Fantástico, passou a ser um especial de final de ano, até que finalmente conseguiu seu espaço na grade fixa da programação como um programa em si, formato que segue até hoje. Seu grande destaque está em fazer o que seu próprio lema já diz: ir até o limite das reportagens, dando panoramas únicos e diferenciado do formato de jornalismo que conhecemos atualmente. 

Sempre fui fã do programa desde a época do Fantástico, literalmente o vi nascer e crescer e assisti a todos os formatos pelos quais ele já passou, incluindo o atual. A equipe de repórteres que o compõe bem como as temáticas abordadas nos programas sempre me interessaram muito, uma vez que o texto, as imagens e a edição são fenomenais. Quando soube desse livro sabia que precisava lê-lo.

O livro em si traz textos de profissionais que atuaram ou ainda atuam no programa, tanto à frente quanto por trás das câmeras. São descrições de reportagens marcantes que cada um fez ou editou ou gravou, etc., situações de bastidores, como funciona a redação, o relacionamento com o próprio Caco Barcellos, entre outros aspectos.

Algumas das reportagens levantadas no livro são as que mais me marcaram também enquanto espectador do programa. Lembro muito da reportagem do fechamento do lixão de Gramacho, uma das melhores na minha opinião, da do Círio de Nazaré, em que a repórter passou o que todos os fiéis que se agarram à corda passam, a do carnaval carioca, que foi feito quase que ao vivo com imagens do desfile da noite anterior, entre outras. 

A leitura é bem envolvente, os textos são claros e fluídos. A qualidade do papel e da impressão é muito boa. Senti falta apenas de algumas fotos que ilustrassem o que os autores diziam. Também seria interessante que fossem colocados QR Codes com os vídeos das reportagens citadas, uma vez que elas estão disponíveis no próprio site do programa. No mais, a leitura foi muito boa.

Leitura mais do que recomendada para todos os que gostam do programa e para quem quer conhecê-lo melhor. Para quem estuda jornalismo é praticamente obrigatória.
                                                                     

Onde comprar?

Um comentário:

  1. Gostei muito da tua resenha, sou estudante de jornalismo e sempre recomendo o livro quando tenho oportunidade hahaha
    Também fiz uma resenha sobre http://aboutbooksandmore.blogspot.com.br/2016/12/resenha-profissao-reporter-10-anos.html

    ResponderExcluir