terça-feira, 5 de julho de 2016

[RESENHA] Tropas Estelares de Robert A. Heinlein



Editora: Aleph
Páginas: 368
Publicação: 2016

Juan Rico é um jovem que tem o sonho de se alistar no exército assim que saiu da adolescência. Estamos num futuro pós-apocalíptico em que a sociedade se tornou basicamente militarista, ou seja, tudo gira em torno do exército e de defender o planeta das forças espaciais de outros países. Nosso protagonista é fruto dessa geração, que cresceu tendo como patamar alto de sucesso ceder a sua vida ao bem-estar e à segurança da humanidade.

No exército, Juan passará por uma série de treinamentos, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista moral. Do acampamento ele sairá um soldado. Seu objetivo é se tornar um capitão de tropas estelares e lutar em outras galáxias. Mas, no decorrer de sua jornada e até a após a sua formação, ele perceberá os verdadeiros valores do ser humano, questionando a vida, os outros e a si mesmo.

Tropas Estelares é uma ficção científica hard mas com vários elementos de contexto e crítica social. Foi vencedor do prêmio Hugo, um dos maiores do gênero. Nele temos uma espécie de romance de formação, com o acompanhamento da jornada do protagonista durante a sua inteira vida militar, desde o alistamento até sua atuação na área.

Essa foi uma das leituras do gênero que mais gostei. O enredo aparenta ser muito simples, mas as colocações do autor e as situações vividas por Juan, juntamente com seus questionamentos, são excepcionais. Para mim, todo bom livro de ficção científica não pode ser apenas uma demonstração rasa dos artifícios que o gênero confere, mas também uma crítica profunda, que leva a reflexões por parte do leitor. E nesse aspecto, Tropas Estelares cumpre seu papel com magnitude.

Não assisti à adaptação feita para os cinemas, e também não tenho muito interesse em virtude das fortes críticas que recebeu. Recomendo a leitura a todos que gostam de ficção científica e de quem quer começar a ler o gênero. É uma boa porta de entrada.

                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário