terça-feira, 23 de agosto de 2016

[RESENHA] Felicidade Incurável de Fabrício Carpinejar



Editora: Bertrand Brasil 
Páginas: 272
Publicação: 2016

Felicidade Incurável é uma coletânea de crônicas do escritor Fabrício Carpinejar, que falam sobre o amor em suas mais variadas formas: o amor do começo de namoro, o amor do casamento, o amor do divórcio, o amor de si para si, o amor de si para o outro, entre outros amores. Mas não somente fala de amor, a felicidade seja cotidiana, seja plena, também é tema de alguns textos presentes no livro. O autor nos leva a visualizar situações de sua vida, que poderiam facilmente ser as da vida de qualquer um. O crescimento dos filhos, a cumplicidade nos pequenos momentos do dia a dia, o que a simplicidade das coisas nos resguarda.

Dentre as minhas crônicas favoritas estão Superpoder, na qual o autor faz uma analogia do ser humano dito como normal com os grandes heróis; Inventar Para o Bem ou Para o Mal, que trata de como as pessoas nos enxergam baseadas em como queremos ser vistos; Respeito Distante, que aborda relacionamentos pregressos; Homem de Lata, que faz analogias com o personagem homônimo (e meu favorito) de O Mágico de Oz; e Não Deixe de Ir, que coloca a morte como o fim de um grande espetáculo que é a vida.

Carpinejar é um dos meus cronistas favoritos, já li certamente mais de 8 livros dele, contando também com um de poesias. Gosto muito de sua visão de mundo, do jogo que faz com as palavras e das temáticas de seus escritos. Porém nesse livro achei que esse último tópico soou repetitivo.

No último livro dele que li, Para Onde Vai o Amor?, senti que ele já vinha abordando, de uma forma mais branda, a questão do divórcio, do rompimento de um relacionamento e de tudo que cerca esse tipo de situação. Nesse livro isso ficou mais evidente, permeando várias crônicas da coletânea.


No mais, não deixe de experimentar da escrita maravilhosa desse autor incrível. Seja por esse ou por qualquer outro livro do autor, ler Carpinejar sempre vale a pena.

                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário