sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

[Resenha] O Morcego (Harry Hole #1) de Jo Nesbo

       
Editora: Grupo Editorial Record 
Páginas: 350
Publicação: 2016     
O corpo de uma jovem é encontrado no fundo de um penhasco. A morte violenta mostra indícios de estrangulamento e que a jovem foi abusada, mas o responsável foi astuto de não deixar nenhuma impressão digital ou algo que poderia ser encontrado pelo DNA. A Divisão de Homicídios da Noruega envia o investigador Harry Hole ao local onde ocorreu o brutal assassinato. O que espanta o investigador é o que poderia ser apenas um assassinato isolado, vai se mostrando uma série de assassinatos cometidos pelo país inteiro. Alguém está se divertindo matando pessoas inocentes, e terá que Harry Hole descobrir o paradeiro deste serial killer.
Para quem não sabe este livro é o primeiro caso do investigador Harry Hole, o mesmo de Boneco de Neve e O Leopardo. Li um livro dele que não é dessa série chamado Sangue na neve e gostei muito. Nesbo tem o dom de trazer uma trama bem elaborada e violenta. Dessa vez não foi diferente. A cada página a curiosidade foi aguçando para saber o desfecho deste caso. Essas características do protagonista destaca seu lado humano, o que traz uma realidade maior para a trama.
O que mais chamou a atenção na obra foi como o autor trabalhou bem o gênero policial inserindo vários elementos desde o desenvolvimento do enredo como a forma em que ele trabalhou a cultura do país em si através de lendas, algo que foi importantíssimo para o desenrolar do caso.
Harry Hole é um protagonista inteligente e sagaz, junto com o policial Andrew Kensington, formando uma ótima dupla para a resolução do caso. Harry tem alguém comum com os outros personagens do gênero, conturbado e com vários defeitos.
Nesbo tem uma escrita fascinante, é nítido o dom que ele tem para criar um thriller policial sem reservas para mostrar episódios de violência e brutalidade, algo que neste gênero é fundamental para aproximar o leitor do caso e ter a dimensão de como um investigador ou qualquer outra profissão que trabalha neste ramo vivencia diariamente.
Para os fãs do gênero policial, O Morcego é uma ótima recomendação. Uma leitura envolvente e instigante, que fará o leitor ficar desperto do começo ao fim e certamente sua curiosidade crescerá a cada página para saber como irá terminar este caso tão brutal.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário