sábado, 3 de dezembro de 2016

[RESENHA] A Teia dos Sonhos de Karine Aragão




Editora: Muiraquitã
Páginas: 201
Publicação: 2015





A Teia dos Sonhos traz a história de Júlia e Laura, duas amigas de infância que são inseparáveis, fazem tudo juntas. Elas moram em dois prédios vizinhos, as janelas de seus quartos ficam de frente uma para a outra. A amizade das duas e muito forte, a ponto de uma saber todos os segredos da outra. Esse sentimento é tão grande entre elas, que ambas decidem deixá-lo marcado em suas peles: resolvem fazer uma tatuagem para eternizá-la. Elas sempre foram a teia dos sonhos uma da outra, quando uma passava por um momento difícil, a outra estava do lado, dando apoio e força para seguir em frente. 

Porém, no dia seguinte ao feito, algo terrível acontece e provoca uma situação de muita delicadeza e espanto. Laura se atira da janela de seu apartamento, no 13º andar. Júlia fica completamente perplexa e sem entender o motivo de a amiga ter feito isso, se um dia antes elas estavam muito felizes a ponto de fazerem uma tatuagem para celebrar a sua amizade. A garota então fica desolada e passa a perceber que, mesmo sendo a melhor amiga de Laura, não a conhecia tão profundamente como achava. Um misto de raiva, dúvida, tristeza e vazio a preenche.

"Já reparou como a cada dia as pessoas se tornam mais substituíveis? Pergunte pra você mesmo se seu melhor amigo do ano retrasado é o mesmo do ano passado e se é o mesmo desse ano..."

Aos poucos ela tenta retomar a vida, voltando ao colégio e às suas atividades normais, mas algo a incomoda muito; por que Laura tomou tal decisão e por qual motivo ela mudou subitamente de humor? Então, Júlia decide investigar por conta própria todos os fantasmas que rondavam a cabeça da amiga e arte em busca de respostas. Logo ela contará com a ajuda de Bernardo, um jovem pelo qual as duas garotas tinham gostado no passado e que agora só quer ajudar a resolver esse mistério.

"Laura escolheu a morte, esse foi o modo que ela encontrou pra acabar com a dor de viver. Porque viver dói, e muito."

A Teia dos Sonhos é o primeiro livro de Karine Aragão. O livro é um romance que fica entre o infanto-juvenil e o Young Adult e apresenta um misto de romance com drama e fortes questionamentos sobre a vida, os nossos sentimentos e o como a visão de mundo de uma pessoa pode ser influenciada.

Tratar de situações tão delicadas como o suicídio para o público jovem não é tarefa fácil, uma vez que essa problemática traz grandes discussões acerca. Karine consegue fazer isso muito bem, sem cair no clichê que muitos livros do gênero tem. Os personagens se aproximam muito do público-alvo do livro e a construção destes é um ponto de destaque na narrativa. Além da verossimilhança, eles também mostram as camadas que cada um traz em si. Mesmo sendo jovens, percebe-se que a autora os criou com vários traços de personalidade peculiares a cada um e é como se ela desnudasse aos poucos cada um deles ao londo da história, o que é algo que eu gosto muito de ler em qualquer narrativa.

Outro ponto que gostei foi a construção do romance, feita de forma gradual,, também fugindo ao romance instantâneo, tão comum aos livros do gênero. Júlia e Bernardo vão criando química ao longo da narrativa e, num momento difícil, acabam por descobrir um no outro um sentimento que cresce e se transforma em algo maior. Gostei da forma como a autora colocou isso, com sutileza, e mostrando uma outra faceta da protagonista.

O livro já está à venda! Para adquiri-lo, é só clicar aqui. ;)

                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário