sábado, 22 de julho de 2017

[RESENHA] Ele e o Lobo de Ivan Dutra


Editora: Chiado Portugal 
Páginas: 292
Publicação: 2017


Luciano Torres é um advogado bem sucedido do Rio de Janeiro. Ele tem tudo o que sempre almejou na vida: um escritório de direito que prospera de vento em popa, propriedades de luxo e uma noiva linda. Todos os dias ele faz seu desjejum em um café próximo à sua casa, o Soho. Porém, num determinado dia um acontecimento muda completamente a sua rotina e o faz repensar muito sobre a sua visão de mundo e o seu conhecimento de si próprio.

Após o incidente, Luciano tenta retomar a sua vida normal, mas não consegue mais retomar sua vida em virtude da mistura de sentimentos que o persegue. Sem evoluir muito, ele acaba por buscar um psicoterapeuta para desabafar sobre. Porém, a partir daí ele começa a tomar atitudes e decisões que mudaram o rumo de sua vida. Luciano entra numa grande jornada de autoconhecimento que terá grandes consequências.

Ele e o Lobo é o primeiro romance de Ivan Dutra, escritor mineiro, que foi publicado pela Chiado Editora de Portugal. O livro traz uma jornada de autoconhecimento de um protagonista cheio de dúvidas que se descobre vivendo sentimentos novos em relação a si mesmo e a um misterioso rapaz que cruza o seu caminho. O texto se classifica como um romance com toques de ação e drama.

A construção dos personagens é um dos pontos altos do livro. Luciano é um personagem complexo e suas camadas são passadas ao leitor de forma a que você entenda a sua confusão de sentimentos e seus questionamentos pessoais. Como é narrado em primeira pessoa, o livro traz um monólogo interno muito forte e bem trabalhado ao longo da narrativa. O que você seria capaz de fazer por outra pessoa? Que ser humano é esse que habito que nunca conheci? Qual o limite ético para se conseguir o que se quer? Esses e outros questionamentos gritam o tempo todo dentro do nosso protagonista e fazem com que ele tenha reações perante eles.

Livros que misturem protagonismo gay com thrillers de ação são raros de se encontrar hoje em dia, eu nunca tinha lido algo parecido. Nesse caso, os protagonismos de ambos os gêneros são bem equilibrados de modo a deixar o leitor cada vez interessado em saber o que acontecerá na cena a seguir. O romance e as cenas de ação se intercalam de forma equilibrada e isso dá uma boa fluidez à narrativa.

O final do livro me dividiu completamente como leitor. Enquanto um pedaço de mim queria muito que algo acontecesse, outro sabia que aquilo não era o certo e que não poderia acontecer de fato. Ainda assim, guardei todas as esperanças para ver o que aconteceria e me agradou muito o desfecho que Ivan deu à história. Não posso revelar muito além do que já coloquei na resenha para não dar spoilers a quem não leu, mas quem já leu ou vai ler o livro entenderá o que quero dizer.

Recomendo a leitura para quem se interessa por histórias do tipo e para quem quer pegar uma leitura ágil que faz você focar inerte na história e não perceba o tempo passar rapidamente.

O livro já está disponível para venda nos seguintes links:



Caso queira entrar em contato com o autor, seguem as redes sociais:



O livro será lançado no dia 19 de agosto às 18hrs no SESC Palladium (Avenida Aigusto de Lima, 420, Centro), en Belo Horizonte. Quem quiser, pode conferir!

E para quem for de fora de BH, o autor fará uma sessão de autógrafos na Bienal do Rio, no dia 4 de setembro, às 17hrs. ;)

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário