terça-feira, 1 de agosto de 2017

[MINIRRESENHA] A Vida Secreta das Árvores de Peter Wohlleben


Editora: Sextante
Páginas: 224
Publicação: 2017

Já parou para pensar se os vegetais conseguissem se comunicar entre si? Se eles conseguissem pensar e fazer deduções dentro de um próprio cérebro? E se eles demonstrassem sentimentos e sensações em público? E se tudo isso fosse verdade e estivesse acontecendo atualmente? 

A Vida Secreta das Árvores é um livro de não-ficção do Engenheiro Florestal Peter Wohlleben, que trabalha há anos com a vida vegetal, sobretudo de angiospermas, e que ama o que faz. Todas as questões levantadas acima são retratadas no livro, que traz uma linguagem coloquial e leve, bem adequada para o público leigo no assunto.

Inteligência vegetal é um assunto que sempre me despertou interesse desde a época da minha faculdade (fiz Ciências Biológicas). Sempre amei botânica e vivia fazendo questionamentos de se os vegetais não conseguiriam ter um sistema nervoso diferenciado que não conseguisse ser visto pela limitação do cérebro humano. Quando soube desse livro, antes mesmo da publicação no Brasil, ja estava com bastante vontade de lê-lo. Esse é um debate muito importante para que se possa trabalhar questões éticas com relação à vida vegetal e quebrar paradigmas enormes do ponto de vista ecológico e de sustento humano que esses seres tem atualmente na Biologia.

Leitura recomendada a quem é da área e tem interesse nesse tema, como também para quem é curioso pelo assunto e queira estudar sem uso de nomes muito complicados ou conceitos biológicos específicos.
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário