terça-feira, 3 de outubro de 2017

[RESENHA] Maurício de Maurício de Sousa


Editora: Primeira Pessoa
Páginas: 304
Publicação: 2017

Maurício de Sousa é um dos maiores nomes da infância de todos os brasileiros. A Turma da Mônica é o maior nome dos quadrinhos nacionais. Porém, toda a história tem um começo e tudo tem um outro lado da moeda. É para contar como tudo começou e como a sua vida se decorreu, desde o seu nascimento até os dias atuais, que Maurício de Sousa escreveu essa autobiografia, feita em depoimento ao jornalista Luís Colombini.

Maurício é uma autobiografia, subgênero específico da biografia em que o próprio biografado conta a sua história e elenca quais pontos devem ser evidenciados e quais não. Esse é um dos meus gêneros favoritos e adoro a forma como ele é escrito. Inclusive, autobiografias estão bastante em alta ultimamente no mercado editorial. Nesse caso em específico, durante todo o livro eu senti como se estivesse conversando com o próprio Maurício de Sousa, como se estivesse sentado escutando o que ele tinha a dizer, com a voz dele o tempo todo falando ao meu ouvido o que eu tinha lido. Sem dúvidas, foi uma das leituras mais prazerosas que já tive em toda a minha vida.

A Turma da Mônica é, talvez, a porta de entrada de quase todo leitor ao mundo das letras. As tirinhas geniais, coloridas, com personagens carismáticos e deliciosos de serem lidos já fez com que milhões de pessoas (me incluindo) tomasse gosto pela leitura e acabassem se tornando leitores vorazes quando mais velhos. 

É impossível não se emocionar em diversos momentos ao ler o livro. A história de Maurício de Sousa é linda e de muito esforço e perseverança para conseguir o que queria. Como todo mundo, ele também passou por diversos momentos de dificuldade, momentos de luto, de luta e de querer desistir de tudo, de quase falir ou até mesmo de querer abandonar a profissão.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi que se expôs o que qualquer fã desse gênio já sabia: nem o sucesso nem a fama abalou a nobreza de ser humano que Maurício tem. Sua humildade, sua visão de mundo e a luz que sua alma emite, além de toda a forma como ele expressa o bem e emite isso para todos que o cercam, inclusive para com os leitores, é linda de se ver.

Impossível não dar 5 estrelas e favoritar a vida de um ser humano tão ilustre e maravilhoso quanto o pai da Turma da Mônica. Leitura mais do que recomendada a todos que leram os gibis quando pequenos e, acredito eu, para todos que sabem ler neses país pois devem, e muito, a esse grande senhor. Muito obrigado, Maurício!

                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário