quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[RESENHA DUPLA] O Iluminado de Stephen King


Editora: Suma de Letras
Páginas: 520
Publicação: 2017

Olá, leitores!

Hoje eu e o Luke vamos trazer nossas observações sobre O Illuminado, obra do grande Stephen King e clássico moderno da literatura mundial. Como sempre, usamos cores diferentes para a opinião de cada um, para que vocês possam ver o que cada um achou da leitura. Eu, Marcos, escrevo com o texto em azul e o Luke em verde. Espero que gostem e deixem nos comentários o que acharam, ok? ;)

Jack Torrance é o novo zelador de inverno do Hotel Overlook. Buscando tentar se isolar do mundo para poder se dedicar à sua escrita, bem como para reestabelecer os laços com sua família, ele vê nesse emprego a sua grande chance de recomeçar a sua vida, que vem tendo alguns percalços no passado. Jack tem mestrado em escrita criativa e foi professor universitário por muitos anos. Porém, um incidente aconteceu e ele logo teve a sua vida modificada, entrando numa grande espiral de preocupações que o afetaram profundamente.

O protagonista dessa história é um personagem muito interessante, devido à complexidade de sua construção. Sua mente e sua condição psicológica são tratadas de uma forma muito inteligente por King, que faz disso um excelente recurso de escrita para envolver mais o leitor na trama, bem como para aumentar o clima de suspense que perpassa toda a narrativa.

Entregue ao álcool, Jack acabou por destruir a felicidade de sua família, composta por sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny. Porém, nem tudo são flores nessa nova etapa de sua vida. O Overlook guarda seus segredos e, muitos deles, são perturbadores. Jack terá que sentir na pele o que há por lá e entrará numa jornada angustiante sobre o que é real e o que não o é.

Vale destacar também a força do trio de protagonnistas. Wendy é uma mulher determinada, inteligente e sagaz, que acaba por ter que aguentar muito em busca de manter sua sanidade mental e a paz de sua família, bem como para proteger o seu filho. Danny, por sua vez, é uma criança que difere do padrão normal dessa faixa etária que vemos nos livros. A relação entre eles, a questão da hereditariedade, dos princípios passados de pai para filho, são coisas tão bem escritas que só poderiam ter saído da genidalidade do King.

O Iluminado não é somente uma das obras-primas do King ou um clássico do terror mundial, mas sim um dos livros ícones de toda a ficção mundial. É quase impossível encontrar um leitor que não o conheça, mesmo que vagamente. É uma das minhas melhores leituras do King (e olhe que eu já li bastante coisa dele).

King é um autor que comecei a ler recentemente, mas que fiquei logo apaixonado por sua escrita. Ele é genial e escreve como ninguém, com segurança e maestria. A construção dos núcleos e, sobretudo, a forma como ele desenvolve o núcleo principal é algo magnífico de ser lido. Trabalhar com 90% do livro se passando quase que exclusivamente em cima de três personagens e fazer disso algo estupidamente genial não é para qualquer escritor.

Outro ponto para destaque é a construção do terror por parte autor. King é mestre em manter um suspense em seus livros e nesse ele dá uma grande aula de como fazer a sensação de desconfiança e de tensão ir subindo cada vez mais, à medida que a história avança. É genial!

King é genial minha gente! Façam um favor a vocês mesmos e corram para ler esse livro dele.

Vale destacar essa edição incrível que a Suma de Letras lançou, dentro da coleção Biblioteca Stephen King. Além de ser em capa dura com relevo, que remonta a cena clássica do filme, traz também uma edição de texto muito boa e agradável de ler, bem como prólogo e epílogos inéditos, que nunca haviam sido traduzidos para o português. Sem dúvida é a obra certa para quem é fã do Mestre.

Essa edição, bem como a Biblioteca King inteira, está mesmo sensacional. Uma obra prima e com edições de qualidade, que a obra do King merece.

Ainda não assisti ao filme, mas tenho muita vontade de ver todas as adaptações que já foram feitas dessa obra sensacional. Recomendo muito a leitura de O Iluminado para tod@s que queiram ler uma excelente obra de terror psicológico e para quem ja gosta das obras do King e queiram saborear o seu suprassumo. Leitura obrigatória.

Também não assisti ao filme ainda, mas recomendo muito a leitura do livro. É a melhor coisa que o King já escreveu, sério.
                                                                     

Onde comprar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário