sexta-feira, 2 de março de 2018

[RESENHA] Bem atrás de você, Lisa Gardner

Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Publicação: 2018
               
"Bem atrás de você" é um romance policial escrito pela autora americana Lisa Gardner. Ele fala, além de outros assuntos pertinentes, sobre o poder das relações familiares - quer seja essa família a natural ou aquela que escolhemos ter. Vamos acompanhar a história de dois irmãos que, mais cedo na infância, viveram um dos episódios mais terríveis que alguém poderia viver.

O texto de Lisa é separado por capítulos, alguns mais longos e outros mais curtos. Isso dá uma dinamizada na leitura do livro. Embora o principal ponto de narrativa seja em terceira pessoa, em alguns momentos acompanhamos em primeira pessoa o que se passa no presente através dos olhos de Sharlah e temos, também, a visão de Telly para nos esclarecer ou confundir nossas teorias sobre alguns acontecimentos anteriores ao conflito proposto por Lisa.

A autora ousou bastante ao abrir sua história com uma cena tão impactante quanto dois filhos, vivendo em um lar completamente perturbado, serem os responsáveis pela morte dos próprios pais. Isso acaba definindo muito do que o leitor pode pensar mais pra frente, quando oito anos se passam e os dois já são adolescentes e vivem separadamente com outras famílias, sem manter contato um com o outro. Quando o que parece ser o início de uma série de assassinatos na até então pacata Bakersville, a história dos dois irmão pode voltar a se cruzar.

Há alguns anos, em torno de quatro ou mais, eu não era um leitor de livros policiais. Confesso que eu os considerava bem enrolados e até mesmo chatos de ler. Porém, um dia eu recebi o livro Viva para contar, da mesma autora de Bem atrás de você, e comecei a lê-lo despretensiosamente. Acabei me envolvendo com a história e, ao terminá-lo, senti vontade de procurar outros livros tão bons quanto. Considero Lisa Gardner a responsável por me fazer perceber que literatura policial é um estilo literário que eu posso gostar. Desde aquela primeira leitura que fiz da autora, já li diversos livros com o tema. Alguns bons, outros nem tanto. Mas a literatura de um modo geral é assim mesmo.

Bem atrás de você pode ser lido de um fôlego só ou apreciado calmamente. É um livro que vai incomodar ou deixar o leitor pensando bastante sobre a brutalidade e a auto defesa que pode vir de algo tão ruim, sem falar na cumplicidade que os laços familiares são capazes de criar. Apesar de ser o sétimo livro com dois detetives, Quincy e Rainie, o que eu só descobri depois de finalizar a leitura, não senti que algo a respeito de outros casos ou mesmo sobre os personagens ficou faltando, prejudicando a leitura.

Lisa Gardner também é autora de Sangue na Neve e Esconda-se, livros com outros personagens que foram publicados há alguns anos pela Editora Novo Conceito.
                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário