terça-feira, 17 de julho de 2018

[RESENHA] Nada a perder, de Jeff Lemire


Editora: Nemo
Páginas: 272
Publicação: 2018

"Nada a perder" é uma história em quadrinhos escrita e desenhada por Jeff Lemire. Com um tom intimista, o enredo gira em torno de um ex jogador de hóquei no gelo que, atualmente, trabalha na cozinha de um restaurante e tem de lidar com as frequentes lembranças de um passado complicado.

Derek Ouelette leva uma vida regrada por bebidas e confusões. Por onde ele passa, as pessoas recordam dos seus dias de ouro como jogador de hóquei. Em busca da paz necessária que a fama não lhe oferece, ele retorna à cidade em que cresceu. Porém, ali ele é praticamente considerado um herói: o garoto que colocou a pacata cidade em que vivia no mapa. Certo dia, sua rotina é modificada quando uma pessoa importante do seu passado retorna à cidade em que ele vive, trazendo consigo uma carga de vida tão pesada quanto a que ele próprio carrega.


São poucos os quadrinhos desse estilo que eu já li. Os desenhos de Jeff conseguem transmitir a emoção dos personagens. Não basta que a gente leia em algum momento que o personagem carrega uma energia furiosa, isso não é suficiente para a reconhecermos. A fúria de Derek sai das páginas nos traços do autor. Há, também, um certo "movimento" gerado pelo sequenciamento dos quadros. Vemos o momento atual sob um toque frio e sombrio, porém ao lembrar do passado somos transportados para cores mais quentes e vivas. Mesmo que as memórias não sejam lá muito boas. Há uma outra palheta de cores, mas essa eu deixo vocês lerem para descobrir.


Jeff Lemire é um quadrinista conhecido, tendo alguns números de HQ de X-Men assinados por ele. A atenção neste livro é voltada para aquilo que não é dito, uma vez que o autor não se prende tanto a muitos diálogos e se preocupa mais com o que seus desenhos têm a falar. Com poucos e bem desenvolvidos personagens, em "Nada a perder" ele apresenta uma história madura sobre redenção e transformação. Recomendo!
                                                              

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário